Minha ojeriza pelo Facebook faz com que eu fique fiel ao Orkut, onde as comunidades apresentam informações bem significativas, pois grandes intelectuais comparecem frequentemente nas postagens que ali são feitas.

Na comunidade História, por exemplo, esses dias foi iniciada uma discussão a respeito de possíveis plágios em hinos brasileiros. Começou com o Hino Nacional e acabou resvalando pelos hinos estaduais. Confesso que o suposto plágio do Hino Nacional não me convenceu… alguns acordes são muito semelhantes, mas no conjunto, não.

Outras informações interessantes que já apareceram na discussão:

“E o hino do RS é um plágio de uma música europeia tb.”

“Gilberto Amado conta uma história divertida de estar na França e acordar ouvindo o hino de Sergipe, Foi perguntar porque estavam tocando aquilo e descobriu que era Rossini. a Italiana in Algeria.”

Levantei a questão do hino de Minas Gerais, o conhecido “Oh Minas Gerais”. Eu já havia escutado, num concerto do Andre Rieu, um trecho que me pareceu ser exatamente o Oh Minas Gerais.

E ai vieram essas informações:

“Tenho uma vaga lembrança de ter lido que ”Oh Minas Gerais”, a música, não se refere ao estado de MG, mas ao ENCOURAÇADO Minas Gerais, que na época do seu lançamento era um dos maiores e mais modernos do mundo.
Alguém confirma?”

“Sim, eu fiquei surpreso ao ouvir esta canção que se referia ao navio de guerra, numa exposição do SESC em São Paulo, a música era de 1911.”

“Parece que essa musica (MG) é de autoria desconhecida, de tradição italiana e do periodo renascentista…”

O nome da música é Vieni sul mar

Ouçam ela aqui, cantada nada mais nada menos do que pelo nosso conhecidissimo Pavarotti.

http://www.youtube.com/watch?v=er2ZS2qRA9Iv